As belezas naturais de Altamira, na região do Xingu, continuam encantando quem visita à cidade.

André Dias, secretário de Turismo do Estado do Pará, ainda não conhecia a cidade de Altamira, que fica localizada na região sudoeste do Pará. Ele ficou encantado com que viu durante um passeio de balsa que saiu do Xingu Praia Hotel, passando pela frente da orla da cidade de Altamira indo até a ilha do Arapujá, que também é conhecida como “Ilha do Capacete”, pois sua forma geométrica lembra o capacete de um soldado de guerra. Localizando-se em frente a orla da cidade de Altamira, a ilha é composta por uma rica biodiversidade de flora e fauna, inclusive hábitat único de diversas espécies de animais como o Plesiolebias Altamira e Pituna xinguensis, peixes que vivem em pequenas poças temporárias formadas na ilha durante a estação chuvosa.

“O turismo já é uma realidade aqui no município de Altamira, especialmente no segmento de pesca esportiva. Mas a potencialidade é enorme no turismo de natureza, avistamento de aves, etno-turismo também um potencial enorme nessa região toda”, destacou o secretário.

O passeio aconteceu na segunda-feira 13, e contou também com a presença do vice-prefeito, Jorge Gonçalves, da primeira dama de Altamira e secretária de Administração e Finanças, Apoliane Gomes, vários outros secretários municipais, empresários do ramo de hotelaria e a imprensa local.

Para a secretária de Turismo de Altamira, Eliana Couto, o passeio de balsa além de apresentar para o secretário de Estado de Turismo, um pouquinho das belezas que Altamira tem, também teve como objetivo integrar o poder público com os empresários que trabalham com o segmento turístico na cidade.

“Esse evento aqui é para agregar, para integrar empresários de Altamira voltados para o setor de turismo. Essa integração é muito importante, porque com isso você abre a mente, você deslumbra outros investimentos que podem ser feitos aqui na nossa cidade”, pontuou a secretária de Turismo de Altamira.

O secretário André Dias, veio ao município de Altamira para participar do primeiro encontro de regionalização do turismo, que é um programa do Governo Federal executado pelas 27 unidades da federação. O evento iniciou na manhã desta terça 14, e segue até está quarta-feira, 15 de junho, no auditório da Associação Consórcio Belo Monte – ACBM, onde reúne autoridades locais, empresários do segmento turístico e pessoas interessas no assunto.
Por Wilson Soares – Visit Xingu